fbpx
48 99953-2235 contacto@tkylux.com

Imagine um corredor que não precisa carregar um cronômetro ou telefone celular para verificar seu tempo: ela podia apenas olhar para a brilhante exibição do cronômetro na palma da sua mão. Tais interfaces homem-máquina não são mais ficção científica, mas ainda têm um caminho a percorrer antes de se tornarem populares. Agora, os pesquisadores que reportam no ACS Materials Letters (Fundada em 1876 e fundada pelo Congresso dos EUA, somos a maior sociedade científica do mundo. Nossa missão é promover a empresa química mais ampla e seus praticantes em benefício da Terra e de seu povo. Nossa visão é melhorar a vida das pessoas através do poder transformador da química) desenvolveram um dispositivo emissor de luz extensível que opera em baixas tensões e é seguro para a pele humana.

Recentemente, os cientistas desenvolveram dispositivos de emissão de luz extensíveis, chamados monitores eletroluminescentes de corrente alternada (ACEL), que podem ficar presos na pele ou em outras superfícies, como uma tatuagem temporária. No entanto, os monitores requerem voltagens relativamente altas para obter brilho suficiente, o que pode criar preocupações de segurança. Assim, Desheng Kong e seus colegas queriam desenvolver um ACEL que pudesse operar em tensões mais baixas e, assim, ser mais seguro para a pele humana.

Para fabricar o dispositivo, os pesquisadores imprensaram uma camada eletroluminescente, feita de micropartículas emissoras de luz dispersas em um material dielétrico elástico, entre dois eletrodos flexíveis de nanofios de prata. O dispositivo continha um novo tipo de material dielétrico, na forma de nanopartículas de cerâmica embebidas em um polímero de borracha,
que aumentava o brilho em comparação com os monitores ACEL existentes. Eles usaram esse material para fazer um cronômetro de quatro dígitos, que foram montados na mão de um voluntário. Em baixas tensões, a tela elástica era suficientemente brilhante para ser vista sob iluminação interna.

A tela brilhante e elástica pode encontrar uma ampla gama de aplicações em wearables inteligentes(tradução:tecnologias vestíveis, consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças de vestuário.), robótica leve e interfaces homem-máquina, dizem os pesquisadores.

Não há uma chegada, existe uma constante…

Links para pesquisa:

American Chemical Society: https://www.acs.org/content/acs/en.html

PHYS notícias de ciência, pesquisa e tecnologia https://phys.org/news/2019-10-stretchable-stopwatch-human-skin.html

O grupo de pesquisa de Kong Desheng: http://dskong.sxl.cn/